3º passo: As etapas da organização: Seleção, categorização e manutenção.


Seleção

Essa etapa é fundamental para uma organização bem sucedida. Esse é o momento da decisão do que serve ou não, do que vai e do que fica. Normalmente pessoas com dificuldade de descartar acabam sofrendo com falta de espaço e é preciso abrir espaço eliminando o que não serve, para que o novo possa entrar.

A única exceção vale para peças de caráter emocional que sejam realmente especiais como uma roupa de batizado por exemplo. Mas cuidado! É preciso ser bastante criterioso em relação a estas peças senão corre-se o risco de continuar sem espaço.

O descarte é uma etapa a parte que falaremos no próximo passo

Categorização

Uma vez selecionados os itens, agrupe por semelhança, ou seja, junte-os por categorias. A categorização pode ser feita por cores, por tipo, texturas, tamanhos, etc...Depende da rotina de cada um. Coloque-os em lugares que facilite a utilização. O que for mais utilizado no dia a dia, fica mais à mão, os menos podem ficar mais alto ou no fundo, mas de preferência à vista.

Manutenção

Para manter a organização é preciso saber o que realmente é necessário, quando algum item novo for comprado, avalie a substituição. Se a compra foi por qualidade ou estética, significa que algo que ocupa o lugar não é tão bom ou bonito. Para que coisas desnecessárias não sejam guardadas, sempre substitua o que entra, doando ou eliminando alguma coisa existente.

Acesse

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
OS DADOS MKT DIGITAL 2020 CRIAÇÃO